quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Atletas brasileiros vencem e garantem vaga nas oitavas de final do Mundial de Bocha, na China


http://www.cpb.org.br/atletas-brasileiros-vencem-e-garantem-vaga-nas-oitavas-de-final-do-mundial-de-bocha-na-china/
1236844_812507795437646_585815552236118344_n
Eliseu (esquerda) e Dirceu avançaram às oitavas na classe BC4
Quatro atletas b rasileiros se classificaram nesta quinta-feira, 25, para as oitavas de final do Mundial de Bocha Paralímpica. O campeonato está sendo disputado em Pequim, na China, e conta com a presença de 172 atletas de 31 países. O Brasil chegou ao território chinês com uma delegação composta por 11 jogadores.
Os classificados para a próxima fase foram Eliseu dos Santos (BC4), Dirceu Pinto (BC4), Marcelo dos Santos (BC4) e Antonio Leme (BC3). As disputas, a partir desta próxima fase, serão eliminatórias e começam nesta sexta-feira.
Entre os brasileiros classificados, quem conseguiu a vaga com 100% de aproveitamento foi Antonio Leme. Na classe BC3, os atletas foram divididos em 16 grupos de três e apenas o melhor de cada avançava. Antonio já havia vencido um jogo duro ontem, contra o tailandês Tanimpat Visaratanunta, por 6 x 5. Hoje, não teve dificuldades para superar o grego Nikolaos Pananos por 8 x 0 e garantir a vaga nas oitavas.
Na classe BC4, o campeão paralímpico Eliseu entrou em quadra para seu primeiro confronto do dia, contra o canadense Josh Van Dervies, mais tranquilo. O brasileiro precisava apenas vencer o jogador do Canadá para assegurar a vaga. Com o placar de 7 x 0 favorável a Eliseu, a classificação foi garantida. No outro confronto do dia, o atleta do Brasil perdeu para Hyeonseok Seo, da Coreia do Sul.
Ainda na mesma classe, outro campeão paralímpico, Dirceu, entrou em quadra para a primeira partida do dia com situação delicada – havia perdido na estreia e precisava vencer para se manter com chances. O brasileiro então mostrou a razão para ser o atual medalhista de ouro dos Jogos Paralímpicos e superou o coreano Sungkyu Kim por 10 x 1. No segundo confronto do dia, e último da fase de grupos, Dirceu novamente foi soberano e venceu Robert Durkovic, da Eslováquia, por 13 x 0 para ficar com a vaga nas oitavas. A situação era parecida com Marcelo. O atleta estreou com derrota e precisava vencer as duas para seguir na competição. Marcelo conseguiu a vaga ao vencer o grego Panagiotis Katsonis por 4 x 1 e superar Way Ian Lao, de Hong Kong, por 7 x 1.
O Mundial de Bocha começou na última segunda-feira e se estende até o sábado, 27. Até agora, o Brasil já levou duas medalhas de prata: uma nas equipes BC1/BC2 e outra nos pares BC4.
Confira os resultados do dia
BC4
Eliseu dos Santos 7 x 0 Josh Van Dervies (CAN)
Dirceu Pinto 10 x 1 Sungkyu Kim (KOR)
Marcelo dos Santos 4 x 1 Panagiotis Katsonis (GRE)
Marcelo 7 x 1 Way Ian Lao (HKG)
Eliseu 3 x 7 Hyeonseok Seo (KOR)
Dirceu 13 x 0 Robert Durkovic (SVK)
BC3
Anderson Oliveira 0 x 7 Junyup Kim (KOR)
Anderson Oliveira 3 x 1 Luiz Silva (POR)
Antonio Leme 8 x 0 Nikolaos Pananos (GRE)
Richardson Santos 4 x 2 x Kirsten De Leander (BEL)
BC2
Lucas Araújo 0 x 9 Pedro Martin (ESP)
Luiz Carlos Rodrigues 2 x 4 Alexandros Papadakis (GRE)
BC1
Daniela Falotico 1 x 5 Katerina Curinova (CZE)
José Carlos Oliveira 2 x 2 Eduardo Reyes (MEX) – perdeu na prorrogação
Time São Paulo
Os atletas Dirceu Pinto e Eliseu dos Santos são integrantes do Time São Paulo, parceria entre o CPB e a Secretaria de Estado do Direito das Pessoas com Deficiência de São Paulo que beneficia 34 atletas e seis atletas-guia de nove modalidades.
Comunicação CPB – (imprensa@cpb.org.br)
Ivo Felipe
Nádia Medeiros
Rafael Moura
Thiago Rizerio
Adriano Belmiro (estagiário)

Nenhum comentário: