sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Basquete de cadeirantes vira exemplo de amizade em comercial

Anúncio da cerveja irlandesa Guinness fala sobre amizade e companherismo

Fox Sports 


Ao longo do clipe, um narrador enuncia as palavras
Ao longo do clipe, um narrador enuncia as palavras "dedicação" e "lealdade" (Reprodução)
O novo viral dos esportes é um comercial de Guinness, famosa marca irlandesa de cerveja. No anúncio, pode-se ver um grupo de amigos jogando, com dificuldade, basquete em cadeiras de rodas. Ao longo do clipe, um narrador enuncia as palavras “dedicação” e “lealdade”.
De repente um dos jogadores comenta “vocês estão melhorando”, ao passo que seus companheiros se levantam de suas cadeiras. O narrador, então, enuncia “Amizade. As escolhas que fazemos revelam a verdadeira natureza de nosso caráter”.


Projeto brasileiro coloca crianças deficientes em cenários de seus sonhos

É daqueles projetos que nos obriga a pensar duas vezes antes de reclamar da vida. Estas crianças nasceram com algum tipo de deficiência física, são cadeirantes e, pelo menos por um dia, estiveram onde mais gostariam de estar.
As belíssimas imagens foram captadas por João Fábio Matheasi, fotógrafo de 29 anos, de Andradas, no sul de Minas Gerais. Os cenários cuidados e as expressões de felicidade de Luizinho, Luiz, Vivi, Pri, Núbia e Nara carregam o projeto de emoção. Veja as fotos:
Luizinho
JoãoMatheasi1JoãoMatheasi2JoãoMatheasi3Núbia
JoãoMatheasi4JoãoMatheasi5JoãoMatheasi6Vivi
JoãoMatheasi7Luiz
JoãoMatheasi8JoãoMatheasi9Vivi e Luiz
JoãoMatheasi10Pri
JoãoMatheasi11JoãoMatheasi12JoãoMatheasi13Nara
JoãoMatheasi14JoãoMatheasi15JoãoMatheasi16Fonte: Hypeness

CDH aprova isenção tributária para adaptações de carros usados por pessoas com deficiência



Anderson Vieira


Anibal Diniz relatou os dois projetos que beneficiam pessoas com deficiência
A Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) aprovou, nesta quinta-feira (5), parecer favorável aoPLS 257/2013, que concede isenção de Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) nas operações com acessórios e adaptações especiais para veículos destinados a pessoa com deficiência. A medida deverá abranger também a Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins) e a Contribuição para o PIS/Pasep.
Conforme a proposta, ficam isentos dos tributos elevadores do tipo lift; plataformas de elevação para cadeira de rodas,rampas para cadeira de rodas; guinchos para transporte de cadeira de rodas; bancos móveis e outros equipamentos necessários à adaptação de motoristas impossibilitados de dirigir um veículo convencional.
O autor do projeto, senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), argumenta que a elevada carga tributária sobre as adaptações veiculares limita o acesso dos mais necessitados a essas tecnologias. Assim, aponta ele, qualquer medida que reduza o valor de venda das adaptações e promova o consumo tem repercussão social positiva, o que reflete favoravelmente também na economia.
O relator, senador Anibal Diniz (PT-AC), considerou a proposta justa, pois, como argumentou, corrige uma distorção na legislação protetiva dos direitos das pessoas com deficiência. Atualmente, há isenções para a compra dos veículos, mas financeiramente pode se tornar inviável, para muitos, adaptá-los com rampas ou elevadores.
Anibal Diniz aceitou emenda da senadora Ana Amélia (PP-RS), segundo a qual a União fica obrigada a compensar financeiramente os demais entes da federação pelas isenções criadas. A isenção do IPI impacta diretamente nos repasses constitucionais da União destinados a estados e municípios.
O relator fez outras duas alterações: aumentou o intervalo de tempo entre a promulgação da norma e sua entrada em vigor e trocou no texto a expressão "portador de deficiência" por "pessoa com deficiência". Segundo ele, essa é a atual terminologia prescrita nas convenções e documentos internacionais ratificados pelo Brasil e plenamente aceita pelos grupos representativos, pelos técnicos da área e pelos órgãos públicos competentes.
Imposto de Renda
A CDH aprovou outro projeto semelhante ao PLS 257/2013. Também do senador Casildo Maldaner, o PLS 256/2013 permite ao contribuinte deduzir do Imposto de Renda as despesas com acessórios e adaptações especiais a serem instalados em veículos para pessoas com deficiência.
O relator também foi o senador Anibal Diniz. As duas proposições seguem agora para a Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), que dará decisão terminativa, ou seja, sem a necessidade de deliberação do Plenário, a não ser que seja apresentado recurso com esse objetivo.
Agência Senado
(Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)