sexta-feira, 23 de agosto de 2013

Seminário discute inclusão social da pessoa com deficiência

Rádio Prefeitura
Radio Prefeitura
Seminário discute inclusão social da pessoa com deficiência
O respeito às diferenças e a disseminação do conceito de acessibilidade foram compromissos reafirmados nesta quinta-feira (22) pelo prefeito de Curitiba, Gustavo Fruet, durante a abertura do seminário Pessoas com Deficiência Intelectual e a Convenção Internacional sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência, realizado no Salão de Atos do Parque Barigui.
“O conceito de acessibilidade está enraizado em todas as áreas da Prefeitura de Curitiba. Estamos trabalhando a inclusão com muita responsabilidade”, afirmou Fruet.
O seminário, promovido pela Secretaria da Pessoa com Deficiência e pelo Instituto Municipal de Administração Pública (Imap), tem o objetivo de discutir questões relativas à deficiência intelectual e a inclusão social desta parcela da população no trabalho, na educação e na comunidade. Durante o evento, está sendo comemorando o Dia Nacional do Excepcional. “As pessoas com deficiência intelectual são as que mais sofrem preconceito e exclusão na sociedade”, disse a secretária municipal da Pessoa com Deficiência, Mirella Prosdocimo. Ela diz que é hora que trabalhar para mudar essa realidade, mostrando que pessoas com deficiência intelectual podem e devem participar do desenvolvimento da sociedade. “Temos apenas de respeitar seu ritmo e as diferenças na aprendizagem, para que possam ser os protagonistas de sua história”, afirmou.
O encontro reuniu servidores públicos, profissionais das diversas áreas de atendimento da pessoa com deficiência, pessoas com deficiência e seus familiares, cuidadores e comunidade.
Durante a abertura do evento, os participantes conheceram as peças de uma campanha publicitária da Prefeitura de Curitiba, intitulada “Somos Todos Iguais”, que alerta sobre a necessidade de as pessoas com deficiência serem tratadas com igualdade de direitos, sem vitimização. A campanha será desenvolvida com vídeos para tevê e mídia elaborada para ônibus, com veiculação a partir de setembro. “É uma campanha leve e alegre”, comentou Mirella Prosdocimo.