quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Exposição conta a história da luta da pessoa com deficiência

O prefeito Gustavo Fruet abriu na tarde desta quinta-feira (15), no Museu Botânico, a exposição “Para Todos - O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil”. A mostra conta a história da evolução do movimento político das pessoas com deficiência no Brasil.
“Curitiba será sempre parceira em ações para a inclusão da pessoa com deficiência”, disse Fruet, lembrando que no Jardim Botânico há o Jardim dos Sentidos, no qual os visitantes percorrem uma trilha de 200 metros, com mais de 70 espécies de plantas, de olhos vendados, para estimular os sentidos;  a identidade em Braille de parques e bosques e o investimento público em guias rebaixadas.
Mirella Prosdócimo, secretaria da Pessoa com Deficiência, explicou que a exposição é inteiramente acessível a todos os públicos, com trabalhos em Braille, apresentação em Libras ou por meio de vídeo descrição, áudio livro e áudio guia. “É uma oportunidade para todos”, disse.
O secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência do governo federal, Antônio José Ferreira, parabenizou o prefeito Gustavo Fruet pelo importante trabalho que vem sendo feito em Curitiba para a inclusão da pessoa com deficiência. “Curitiba é a primeira cidade a receber a exposição”, lembrou Ferreira, afirmando que uma nação se constitui a partir de sua História e a exposição é a narração fiel da luta da pessoa com deficiência.
Montada em três eixos: invisibilidade (o começo da luta); a luta e a visibilidade, a exposição Para Todos é lúdica e educativa. Contém textos e imagens, objetos, vídeos e audiovisuais.
A mostra é promovida pela Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência da SDH/PR e OEI - Organização dos Estados Ibero Americanos, com apoio da Caixa Econômica Federal e a parceria local da Prefeitura Municipal de Curitiba e Jardim Botânico.

Para Todos – O Movimento das Pessoas com Deficiência no Brasil
Data: 15 de agosto a 08 de setembro de 2013
Horário: de 2ª a 6ª feira, das  8h30 às 12h e,  das 13h as 17horas. Sábado e domingo, das  9 as 18horas.
Entrada - Gratuita
Local: Museu Botânico - Rua Engenheiro Ostoja Ruguski, s/n, Bairro Jardim Botânico

http://www.curitiba.pr.gov.br/fotos/album-abertura-da-exposicao-para-todos/18513