sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Capa da Veja São Paulo

Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) - PRESUMIR COMPETÊNCIA!

Comunicação Alternativa e Aumentativa (CAA) - PRESUMIR COMPETÊNCIA!

https://www.facebook.com/livoxtablet

No dia 06/01/13 saiu uma reportagem no Fantástico da Rede Globo que já reproduzimos aqui (o link para a reportagem está no final). 

Nela, pessoas em estado VEGETATIVO se comunicam através de uma nova técnica.

Puxa vida... se pessoas em ESTADO VEGETATIVO podem se comunicar... o que dizer de pessoas que não estão tão comprometidas?!?!

Essa imagem da figura demonstra algumas das CRENÇAS que nos orientam aqui no Livox.

A PRIMEIRA DELAS É PRESUMIR COMPETÊNCIA!!

Isso mesmo! Ficamos tristes de ver que alguns médicos e até mesmo parentes acreditam que seus pacientes/entes queridos NÃO SÃO CAPAZES de se comunicar!!!

ACREDITEM! DÊ várias chances para que as pessoas com deficiência possam se comunicar!!!

Esse é um dos pilares que nos sustentam aqui no Livox! Nós ACREDITAMOS que pessoas com deficiência PODEM se comunicar!

http://g1.globo.com/fantastico/noticia/2013/01/cientista-consegue-se-comunicar-com-pacientes-em-estado-vegetativo.html





Genteeee, o Curso Coletivo Coca-Cola!!!Quer conquistar um emprego?

Genteeee, o Curso Coletivo Coca-Cola está fazendo muito 

sucesso. Muita gente já fez e está mais capacitado pro 

mercado de trabalho!!!!!!!!! 


Entra no site para ver qual Coletivo está mais perto de 

você: 
                         www.coletivococacola.com.br 

Valeuuuuuuuuuu!!!!!



Educação para pessoas com deficiência no Brasil é uma calamidade’, afirma a deputada federal Mara Gabrilli


O mercado corporativo, no Brasil, foi obrigado a assumir uma responsabilidade que é do poder público, para poder cumprir o artigo nº 93 da Lei nº 8.213, de 24 de julho de 1991, que determina a contratação de um percentual de pessoas com deficiência, de acordo com o número de funcionários. “O problema dessa realidade é que o número de trabalhadores com deficiência ainda capacitáveis está diminuindo e, enquanto muitas empresas que, no passado, investiram em educação e hoje estão ‘nadando de braçada’, outras que não seguiram a mesma linha têm pesadelos ao pensar na fiscalização e nas multas”, diz a deputada federal Mara Gabrilli (PSDB/SP).
Para a parlamentar – tetraplégica há 18 anos – o governo federal deixou de dar ao cidadão com deficiência algo fundamental: educação. “Não chega a 12% o número de escolas públicas de ensino fundamental que têm acessibilidade e cerca de 80% das acessíveis estão na região Sudeste do País. Além disso, menos de 0,1% dos estudantes universitários brasileiros são pessoas com deficiência”, afirma a deputada. “De forma geral, existe falta de acessibilidade física e também de conteúdo, com grade curricular e ferramentas específicas. É uma situação de calamidade’, ressalta.
Apesar das dificuldades, Mara Gabrilli diz que a situação avançou em diversos aspectos, embora esteja muito abaixo do necessário. “Em meados do ano de 2001, havia 100 pessoas com deficiência contratadas sob a CLT (Consolidação das Leis do Trabalho) e hoje esse número já chega a 330 mil. Então, há algo para comemorar”, destaca. “O setor da Saúde evoluiu demais e, se eu tivesse quebrado o pescoço hoje, teria feito minha reabilitação aqui e nem precisaria viajar para os EUA, como fiz na época do meu acidente”.
Mara Gabrilli diz ter muito apoio de outros parlamentares na “causa”, principalmente de Otávio Leite(PSDB/RJ), Eduardo Barbosa (PSDB/MG), Luiz Henrique Mandetta (DEM/MS), Romário (PSB/RJ),Rosinha da Adefal (PCdoB/AL) e Walter Tosta(PSB/MG) – os dois últimos são cadeirantes. “A lei brasileira para pessoas com deficiência é uma das melhores do mundo. É necessário derrubar barreiras nos setores público, privado e pessoal. Existe vontade política, mas muito não é feito porque ninguém nunca pediu”, afirma a deputada.
Vitórias - Foi aprovada a Medida Provisória 582/2012, que dá isenção fiscal de 4% para quem investir (pessoa física ou jurídica) em entidades que atendem pessoas com deficiência ou pacientes com câncer. E, em dezembro de 2011, foi aprovada a manutenção do Benefício de Prestação Continuada, ou seja, o trabalhador com deficiência que recebia o BPC, pode voltar a receber e caso de demissão. Além disso, pessoas com deficiência em situação de aprendiz podem receber salário e benefício.
Deputada Federal Mara Gabrilli (PSDB/SP). Foto: Rodolfo Stuckert/ Divulgação
Mara Gabrilli tem 45 anos, é publicitária, psicóloga e deputada federal pelo PSDB, eleita nas Eleições de 2010 com 160.138 votos para a legislatura 2011-2014. Foi vereadora em São Paulo entre 2007 e 2010. Reeleita nas eleições de 2008, foi a mulher mais votada do Brasil com 79.912 votos. Entre 2005 e 2007, foi a primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida da Prefeitura de São Paulo.
Em 1997, fundou o Instituto Mara Gabrilli, uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP) que apóia atletas com deficiência, promove o Desenho Universal, fomenta pesquisas científicas e projetos culturais. É autora de uma coluna mensal para a revista TPM há oito anos e suas 50 melhores crônicas foram reunidas no livro ‘Íntima Desordem – os melhores textos na TPM’. Também mantém colunas na revista Sentidos e no portal Vida Mais Livre. Comanda o programa de rádio Derrubando Barreiras: acesso para todos, na Eldorado AM, e o Momento Terceiro Setor, na rádio Trianon AM.
Foi consultora do livro ‘Vai encarar? – A Nação (quase) invisível das pessoas com deficiência’, de Claudia Matarazzo, e colaborou com o capítulo: “Educação para Todos: uma questão de direitos humanos” no livro ‘Educação 2010 – as mais importantes tendências na visão dos mais importantes educadores’. Em 2007, foi eleita Paulistana do Ano pela revista Veja São Paulo, figurou entre os Cem Brasileiros Mais Influentes (2008) das revistas Isto É e Época, e foi finalista do Prêmio Claudia 2008 na categoria Políticas Públicas.
 VENCER LIMITES - Deputada Federal Mara Gabrilli (21/2/2013)
Mara Gabrilli tem 45 anos, é publicitária, psicóloga e deputada federal pelo PSDB, eleita nas Eleições de 2010 com 160.138 votos para a legislatura 2011-2014(Foto: Leonardo Prado/Divulgação)

Depoimento Instituto Véras - Ana Carolina


Caio Alberto entrevista Leomar Marchesini - A Inclusão Social no Ensino ...




A partir da próxima sexta-feira dia 22 de fevereiro às 7h o Entrevistas terá como tema "A Inclusão Social no Ensino Superior" com Leomar Marchesini. Você poderá ver a esta entrevista pelo canal:www.youtube.com/caiomail ou blog:www.caioalberto.blogspot.com


Publicado em 22/02/2013
Leomar Marchesini Zuravski é Especialista em Psicodrama Pedagógico pelo Centro de Estudos de Psicodrama Infantil do Paraná e em Metodologias Inovadoras Aplicadas a Educação pela Faculdade Internacional de Curitiba (FACINTER). Formada em Psicologia na Universidade Tuiuti do Paraná (UTP).


Foi Diretora do Departamento de Educação Especial (DEE) da Secretaria de Estado da Educação do Paraná (SEED-PR). Diretora do Campanha Nacional das Escolas da Comunidade e presidente da Comissão Síndrome de Down dos Amigos do Hospital de Clinicas (CENEC). Professora universitária da Faculdade Católica de Administração e Economia (FAE). E exerceu atividade profissional na Fundação Educacional do Paraná (FUNDEPAR).


Foi catequista na Paróquia Nossa Senhora das Dores em Curitiba/PR durante 14 anos. . No momento, integro a Escuderia Ágape, voltada a trabalhos humanísticos de solidariedade aos carentes e sou Consultora Educacional do CVI Centro de Vida Independente Curitiba e Região Metropolitana, uma instituição que atua junto às pessoas com deficiência, objetivando a qualidade de vida das PcD e de suas famílias. Além disto sou uma ativista no movimento de inclusão de PcD.

Fundadora e atual coordenadora do SIANEE (Serviço de Inclusão e Atendimento aso Alunos com Necessidades Educacionais Especiais) do Grupo UNINTER. Este serviço tem atualmente 21 colaboradores, sendo quinze intérpretes de Libras e 263 alunos com necessidades educacionais especiais estudando em cursos de graduação e pós graduação nas modalidades presencial e a distância.

O SIANEE já formou mais de 150 pessoas com necessidades especiais em cursos de graduação e pós-graduação. Atualmente está sendo elaborado um projeto imediato de elaboração de um livro contando a história do SIANEE e documentando a implantação deste serviço educacional.

Quadro Entrevistas:

Caio Alberto entrevista Leomar Marchesini

Entrevista "A Inclusão Social no Ensino Superior"

Data: Fevereiro de 2013
Local: Estúdio de Jornalismo do Grupo Uninter em Curitiba/PR

Dicas de relacionamento

Programação de Curitiba do dia das Doenças Raras