sábado, 2 de março de 2013

Para-atleta e palestrante Kaike lança livro

Para-atleta e palestrante Kaike narra em seu livro “Meu lar Minha escola Minha vida” as aventuras de uma pessoa com deficiência, cuja vida foi cercada por paredes de uma instituição que ele jamais esqueceu, o LESF.
Já participei de quatro edições da feira da REATECH, na companhia de meu marido Flávio Peralta. Em nosso stand, do Amputados Vencedores, cruzamos com diversas pessoas e histórias; trocamos afetos, abraços e muita emoção. Em cada uma das edições eu sempre volto com uma lição. E nesse ano de 2011 meus olhos passaram brevemente o olhar para uma pessoa que encontramos na praça de alimentação, num dos momentos do lanche. Foram poucas palavras que esse homem trocou com Flávio Peralta. Pelo que entendi da conversa, Flávio disse que iria comprar seu livro. Ele havia dito que iria buscar e que voltaria rapidinho. Mas, não pudemos esperar e voltamos para nosso stand. Somente um tempo depois ele apareceu em nosso stand com seu livro. Flávio disse que queria autografado e rapidamente ele o autografou.


Estou falando de Luiz Henrique Medina (Kaike) e de seu livro “Meu lar Minha escola Minha vida”. Aquele homem havia nascido sem nenhum braço e com uma única perna. Já em casa, conforme fui lendo seu livro, eu fui admirando essa pessoa e admito que me surpreendi com sua garra e força de vontade. É impressionante o que nos transmite nas páginas que escreveu: sua vida em uma instituição desde a infância, sua profissionalização, sua independência, sua paternidade, os preconceitos que já vivenciou,  enfim, foram tantos os ensinamentos que me emocionei em muitos momentos e dei muitas risadas de episódios engraçados. Esse homem nos mostra que não há limites para o cérebro, mesmo que nosso corpo apresente limites físicos. Ele se tornou um exímio jogador de tênis de mesa e ministra palestras de superação e motivação contando sua história.

Veja algumas partes que destaquei:

“Nessa idade a minha testosterona estava a mil, o assunto entre amigos era sobre os prazeres da masturbação, eles tinham como descarregar aquela energia toda, mas para mim era difícil, como eu iria fazer sem os antebraços e as mãos?” (p. 44)
Kaike falou com bastante desembaraço sobre a sua sexualidade e os problemas que enfrentou após sua adolescência.
“Quantas e quantas vezes eu passei o natal e o ano novo andando sozinho pelas ruas, sob a garoa fina da cidade de São Paulo. Via pelas janelas das casas as famílias unidas em comemoração, me dava um aperto no peito e um nó na garganta por não ter ninguém para dar um presente e receber um abraço, pegar uma taça de champanhe e brindar o ano que começava...” (p. 70).
Esse foi um dos momentos que me emocionei muito quando li. Fiquei imaginando quantas pessoas com deficiência hoje passam pela mesma solidão que passou Kaike. Será que pensamos em seus sentimentos?
“O grande dia chegou, 28 de março de 1990, às 16:30 nasceu de parto ceriano, pesando 2,440kg e 0,45 centímetros, um lindo menino. Eu olhava, saía, voltava, olhava novamente e não conseguia acreditar que eu não era mais sozinho no mundo, que tinha uma pessoinha que faria parte de mim para o resto de minha vida” (p. 85).
Só posso valorizar a minha família de sangue (pais, irmãos, tios, primos ) se olho para aqueles que nunca tiveram uma. Como a gente reclama desse negócio chamado parente. Mas, quando ouvi seus relatos de solidão e seu desejo profundo de ser pai fiquei me questionando se minha reclamação tem fundamento. Principalmente se temos uma família que nos protege e nos preserva. 
Kaike, parabéns por sua perseverança e continue lutando. 
Informações sobre o livro:
Autor: Luiz Henrique Medina (Kaike)
Título: Meu lar Minha escola Minha vida
Janeiro de 2011
e-mail: 
kaike.medina@yahoo.com.br

Participação no Programa Eu Venci de Ranimiro na TV Bandeirantes









Nenhum comentário: