segunda-feira, 18 de junho de 2012

Uma das mais belas orações que já vi!"Oração da Escola "(


   *Oração da Escola - Gabriel Chalita
*******************************************
"Tenha em mente que tudo que você aprende na escola é trabalho de muitas gerações. Receba essa herança, honre-a, acrescente a ela e, um dia, fielmente, deposite-a nas mãos de seus filhos. " 

(Albert Einstein)




n



Homem paralisado consegue tuitar usando os olhos


Desde 2005, ele sofre com a síndrome do encarceramento, que o deixa completamente imóvel, apesar de ter a consciência perfeita

por Redação Galileu

Editora Globo
Tony, usando o equipamento que permite que ele se comunique // Crédito: Reprodução YouTube
Tony Nicklinson, um britânico de 57 anos, sofreu um infarto em 2005 que o deixou completamente paralisado (exceto pela movimentação dos olhos), embora sua consciência esteja em perfeito estado. A condição é conhecida como síndrome do encarceramento, pois a pessoa fica presa em seu próprio corpo. Agora, Tony se tornou a primeira pessoa com esse problema a tuitar, usando movimentos dos olhos para ‘digitar’ sua mensagem.
A primeira frase que aparece em seu perfil - @TonyNicklinson  – é a seguinte “Olá mundo, sou Tony Nicklinson, tenho síndrome do encarceramento e este é meu primeiro tweet”(em tradução para o português).
Confira o vídeo que mostra como o mecanismo que ele usa para tuitar funciona:
http://revistagalileu.globo.com/Revista/Common/0,,EMI309690-17770,00-HOMEM+PARALISADO+CONSEGUE+TUITAR+USANDO+OS+OLHOS.html
Na próxima segunda-feira, Tony deverá entrar com um apelo na justiça que permite que um médico realize a eutanásia nele. Segundo o paciente, seu estado atual é “chato, miserável, humilhante e intolerável”.
Temas relacionados

A Arte da dança na cadeira de rodas







https://www.facebook.com/spinalcordinjury.co.uk

Presidente da APO diz que acessibilidade na Olimpíada é prioridade by Ricardo Shimosakai


A questão da acessibilidade para os Jogos Olímpicos de 2016 é prioritária neste momento, avalia o presidente da Autoridade Pública Olímpica (APO), o ex-ministro Marcio Fortes. “O momento é agora ou nunca. Porque agora, na elaboração dos projetos, você vai dizer o que fazer“, disse ele, em entrevista à "Agência Brasil".
Segundo Marcio Fortes, este ano terão início os projetos básicos das instalações dos Jogos, na Barra da Tijuca, que se estenderão até fevereiro de 2013. Além disso, há os projetos executivos, cuja previsão de conclusão no estado é abril do próximo ano.
O presidente da APO vai discutir com a ministra da Secretaria dos Direitos Humanos, Maria do Rosário, e representantes dos ministérios públicos Federal e Estadual a necessidade de se fazer algum ajuste na área da acessibilidade para os Jogos Olímpicos.
No dia 4, foi realixada uma reunião com o Ministério Público Federal, em Brasília, sobre o tema. O debate envolveu também as entidades representativas de pessoas com deficiência.
A discussão da acessibilidade durante os Jogos envolve a questão dos percentuais aplicáveis às exigências legais ou aos interesses dos organizadores. Marcio Fortes destacou que a tendência inicial é seguir a lei do país no que se refere às pessoas com deficiência.
A legislação brasileira estabelece que 2% da capacidade dos estádios têm que estar reservados a pessoas que precisam de cadeiras de rodas para se locomover e seus acompanhantes, que não podem estar concentrados em uma única área determinada. No exterior, o percentual estabelecido é 1%. "É preciso discutir os percentuais aplicáveis às exigências legais ou de práticas anteriores", destacou Marcio Fortes.
O respeito aos direitos das pessoas com deficiência está relacionado às instalações, no caso de cadeirantes; ao piso tátil, no caso de pessoas com deficiência visual; e a acompanhantes, para quem tem deficiência auditiva.
Marcio Fortes Fortes informou que a Lei Geral da Copa, aprovada pelo Congresso Nacional, trata da reserva de bilhetes para pessoas com necessidades especiais. “Mas não fala em 2%”. As entidades poderão negociar até 1% do total de bilhetes disponibilizados para esse segmento da população, condicionados à existência de facilidades específicas, entre as quais rampas e banheiros com portas maiores e barras de apoio.
Em Londres, onde serão realizadas as Olimpíadas deste ano, foi definido que 1% dos bilhetes poderá ser vendido para cadeirantes. O pleito dos organizadores dos Jogos no Brasil é que sejam adotadas regras mais flexíveis, com percentual de 1% nas Olimpíadas e 1,5% nas Paraolimpíadas.
Segundo Marcio Fortes, a questão da bilheteria pode estar por trás dos problemas relativos à acessibilidade para pessoas com necessidades especiais. Ele lembrou que alterações nos projetos representam aumento de custos. Por outro lado, disse que é preciso atentar para a segurança das pessoas com deficiência.
Fonte: Portal 2014

Participe da edição de Abril do Dia da Acolhida para Voluntários!!!