segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Abertas inscrições para a 3ª Conferência Municipal - Prefeitura Municipal de Curitiba

Abertas inscrições para a 3ª Conferência Municipal - Prefeitura Municipal de Curitiba

Prefeitura e MP avaliam acessibilidade em pontos turísticos

UNS DIAS ATRASADA A MATÉRIA MAIS VEJAM SECRETARIA MOBILIZA MELHORIAS DE ACESSIBILIDADE PARA O TURISMO CURITIBANO.



O secretario dos Direitos das Pessoas com Deficiência de Curitiba, Irajá de Brito Vaz e o promotor do Ministério Público do Paraná, José Américo Penteado de Carvalho, trataram nesta semana da acessibilidade em pontos turísticos de Curitiba, em reunião no Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano de Curitiba (IPPUC).

A reunião teve ainda a participação de representantes do Instituto Municipal de Turismo (IMT), da Urbanização de Curitiba S/A (Urbs), Secretaria Municipal de Obras Públicas (SMOP), Fundação Cultural de Curitiba (FCC).

Em debate a acessibilidade nos pontos atendidos pela Linha Turismo e a avaliação da necessidade de adaptações para que o turista e o curitibano com deficiência consigam se deslocar por esses locais com segurança e autonomia.

Foram observados os acessos entre o ponto do ônibus até o local turístico, bem como o estacionamento regulamentado para deficientes, banheiros adaptados e pista tátil para os deficientes visuais.

A linha turismo atende hoje 24 pontos em Curitiba e a maioria já conta com as adaptações para atendimento a pessoas com deficiência.

“Esta fase compreende observações que serão aproveitadas para o desenvolvimento dos projetos de acessibilidade”, disse Irajá.
O promotor do Ministério Público José Américo destacou a parceria pela acessibilidade e elogiou a iniciativa da Prefeitura. 

“É um trabalho que tem a  participação efetiva do Centro de Apoio Operacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CAOP), vinculado ao Ministério Público do Paraná.
A avaliação dos projetos é mais uma prova que a cidade de Curitiba está voltada a atender as demandas de mobilidade das pessoas com deficiência trabalhando pela acessibilidade plena e fazendo com que a cidade se inclua na categoria das cidades de primeiro mundo.”

Na reunião foram avaliados os seguintes locais:1. Praça Tiradentes - 
2. Rua das Flores - 
3. Museu Ferroviário
4. Teatro Paiol 
5. Jardim Botânico - 
6. Estação Rodo ferroviária - 
7. Teatro Guairá e UFPR – 
8. Paço da Liberdade -: 
9. Passeio Público e Memorial Árabe 
10. Centro Cívico  
11. Museu Oscar Niemeyer  
12. Bosque do Papa (Memorial Polonês)  
13. Bosque Alemão 
14. Univers. Livre do Meio Ambiente  
15. Parque São Lourenço  
16. Ópera de Arame 
17. Parque Tanguá  
18. Parque Tingui  
19. Memorial Ucraniano  
20. Portal Italiano 
21. Santa Felicidade  
22. Parque Barigui  
23. Torre Panorâmica  
24. Setor histórico