terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Apae realiza curso de capacitação para cuidadores

A Apae de Catanduva (SP) realiza um seminário de capacitação para cuidadores de pessoas com autismo e outros transtornos globais de desenvolvimento (TGD). O evento será realizado nos dias 24 e 25 deste mês.
Durante a capacitação serão abordados temas como o Autismo e outros TGDs, orientando como identificar, principais sintomas e quais as principais possíveis origens.  O autismo associado aos problemas de desenvolvimento e de comportamento, também será discutido assim como o conceito básico necessário para um treinamento das atividades de vida diária, além da implantação de novos comportamentos.

Os participantes receberão certificado emitido pelo Instituto Nacional de Pós Graduação e Eventos Acadêmicos. O evento
 terá duração de 20 horas, com início no dia 24 e término em 25 (sexta e sábado), das 8 às 17 horas.

Mais informações podem obtidas na sede da APAE Catanduva na rua Anuar Pachá, 200, pelo telefone 3531-9177 ou pelo site: www.catanduva.apaebrasil.prg.br.



FONTES: http://www.revistaincluir.com.br/detalhes.php?id_noticia=878

Politicas públicas e conscientização social para Educação Especial


Quando um aluno com deficiência é recebido no ambiente escolar com barreiras econômicas, físicas e sensoriais que o impedem, por exemplo, de ir até a sala de aula, ou de fazer a leitura de um texto com autonomia, instala-se um poderoso fator de exclusão social, não havendo inclusão de fato, apesar da boa vontade de alguns professores.
 É preciso que a infra-estrutura para  deficiência já esteja instalada , principalmente, aos recursos e serviços de tecnologia assistiva aptos a recebê-los sem restrições num ambiente atento às diferenças. 
Neste sentido faz-se necessário a discussão em torno de políticas educacionais inclusivas,  na educação especial, requer adaptações, aprimoramentos e constantes avaliações institucionais dos processos que envolvem o ensino-aprendizagem e a socialização desses sujeitos.
Além dessas necessidades há um grupo de cidadãos não asssitidos ao termino do seu curso Educacional o adolescente e adulto pois não visam programas complementares para saúde mental,atendimento clínico e social ficando sem acesso a cultura,esporte e lazer.Faz -se urgente programas que dêm continuidade ao processo vital deste público.
Já sabemos que há leis, mas que sejam cumpridas , principalmente conscientizadas por toda população brasileira.