terça-feira, 25 de setembro de 2012

Revista Super Normais: Filosofia, inclusão


Revista Super Normais: Filosofia, inclusão e vicissitudes da vida 

sob o ponto de vista de três personagens espelhados em pessoas 

reais, que acham que ter uma deficiência é super normal. Toda 

segunda-feira tem tirinha nova na página dos Super Normais.




Nome: Rafael Bonfim

Profissão: Jornalista

Origem: São José dos Campos – SP

Idade: 30 anos

Mini bio:

Nascido no interior de São Paulo de parto de seis meses, Rafael Bonfim convive com a deficiência desde o seu primeiro dia de vida. Durante a infância gostava de ir à escola, assistir aos heróis dos anos 80 na TV e ensinava seus amigos de classe a descerem as escadas deitados. Tem na família e nos amigos de infância as suas bases mais sólidas da inclusão. Sem vergonha de ser nerd, sempre gostou de vídeo game e personagens da cultura geek. Fez teatro por 10 anos e se formou em jornalismo. Gosta de sustentabilidade e trabalho voluntário. É autor do Inclusilhado, blog da Gazeta do Povo e ainda vai chegar à ONU. De vez em quando torce para o vilão vencer no final.

Citação favorita: “Por que não?”
 Nome: Manoel Negraes

Profissão: Cientista Social

Origem: São Paulo – SP

Idade: 33 anos

Nascido em São Paulo em 1979, Manoel Negraes sempre curtiu suas férias em Curitiba, cidade que escolheu para viver. Ainda criança se tornou um apaixonado por livros, rádio, futebol e música, principalmente a brasileira. Aos 16 anos descobriu sua deficiência visual e, depois de uma fase de aceitação, mergulhou no universo da inclusão social. Encontrou sempre na família, sobretudo em sua mãe, o seu porto seguro e, com isso, conseguiu cursar Ciências Sociais e uma pós-graduação em Sócio-psicologia. Profissionalmente, atua na Unilehu e em projetos do terceiro setor voltados para a inclusão social de pessoas com deficiência, como o programa de rádio Minuto da Inclusão. Atualmente, adora ler livros sobre música brasileira, ouvir velhos e novos discos e curtir a vida, viajar e andar de bicicleta de dois lugares com sua namorada, com quem planeja construir uma família e realizar muitos objetivos. Por fim, ainda vai ter um programa de rádio de samba e choro.
 

Nome: Mirella Prosdócimo

Profissão: Consultora para Inclusão

Origem: Curitiba - PR

Idade: 38 anos

Sem nenhum contato com Pessoas com Deficiência até sofrer um acidente de carro que a deixou tetraplégica há 20 anos, Mirella Prosdocimo demorou quase 10 anos para aceitar sua nova realidade de dependência física e reassumir o controle de sua vida novamente.

Concluiu o ensino médio, graduou-se em Letras, Português/Inglês, fez especialização em Educação Especial e Inclusão e está concluindo Pós Graduação em Gestão Social e Sustentabilidade. É a criadora da Adaptare Consultoria, empresa que atua na área de inclusão e adaptação de ambientes corporativos, bem como de times de colaboradores, para a recepção adequada de pessoas com deficiência no mercado de trabalho.

Hoje é coordenadora do Fórum Paranaense de Direitos da Pessoa com Deficiência e colunista da revista Viver. Em breve, publicará seu primeiro livro sobre sua história de vida e experiência.
Nome: Rafael Camargo

Profissão: Cartunista/Designer

Origem: Pato Branco

Idade: 33 anos

Mini bio:

Os Super Normais precisavam de um ilustrador deficiente. Um cartunista quase sempre prioriza a ideia além do traço.

Fugiu da Escola de Arquitetura e Engenharia, pois priorizava os quadros coloridos das paredes.
Formado em Design gráfico na PUCPR e Pós em Gestão do Design - UTPR.

Vencedor do Internacional de Desenho para a Imprensa - Porto Alegre 2009. Trabalhos publicados: Revistas Super Interessante, Mundo Estranho, MAD, Encore Alemanha, FolhaOnline entre outras.

Atualmente ilustra para a Gazeta do Povo - Jornal Rascunho e ilustra as crônicas de Márcia Tiburi no Vida Breve.

Ficarei nas entrelinhas destes "personagens" que estão me ensinando muito.

Um comentário:

INCLUSÃO NO BAIRRO disse...

Parabéns coelgas de Curitiba, são ações como esta que dignifica nosso segmento.
Um forte abraço, e deixo minhas mais altas estimas e considerações.

Prof Warley Viana
Setorial da Pessoa com deficiencia do PT.