sexta-feira, 16 de setembro de 2011

Pensamentos:

Partilhar e Compartilhar, são verbos muito importantes, devem ser aprendidos em todos os tempos e pessoas. Precisam ser conjugados diariamente.
 George Santos



Nada do que vivemos tem sentido, se não tocarmos o   coração         das         pessoas.
 Cora Coralina

Tecnologia Assistiva - Sistema Ergonômico personalizável de Adequação Po...

Integração Sensorial II - Terapia Ocupacional - Tecnologia Assistiva

Instituições usam tablets como instrumentos terapêuticos

Owen Cain, um garoto de Nova York que depende de aparelho respiratório e tem dificuldades motoras graves, não é capaz de manejar um mouse. No ano passado, seus pais descobriram na interface sensível a toque do iPad uma alternativa surpreendente a essa limitação.


Um vídeo sobre Owen Cain publicado no site do jornal "The New York Times" foi visto em São Paulo por funcionários do Graacc (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer).

Desde janeiro deste ano, o instituto usa o iPad como instrumento terapêutico.



"Uma criança, por exemplo, que teve câncer no cérebro e perdeu parte dos movimentos de um lado do corpo pode ter esse lado estimulado pelo iPad", diz Walkyria Santos, terapeuta ocupacional do Graacc.


Há resultados concretos. O paciente Gustavo Souza, 20 anos, tem forte limitação motora no lado esquerdo do corpo, especialmente na mão. Jogando o Flick Kick, game de chute a gol para iPad, ele passou a usar a mão esquerda com mais frequência.

"Com o jogo, foi possível trazer um pouco mais de movimento e, consequentemente, de sensibilidade para essa mão, que antes ficava parada o dia inteiro", afirma Walkyria. "O lado com mais problema foi estimulado por meio da brincadeira

Jogos usados na terapia, como Labyrinth e Flight Control, são escolhidos com base nas necessidades dos pacientes. Levam-se em conta aspectos como a capacidade do jogo de estimular preensão, força e coordenação.




Editoria de Arte/Folhapress

http://www1.folha.uol.com.br/tec/975969-instituicoes-usam-tablets-como-instrumentos-terapeuticos.shtml