quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Pela luz dos olhos dele


Revista Nova Escola


Pela luz dos olhos deleAo visitar uma escola, no final de 2004, o então estudante de História George Gomes de Oliveira ouviu de um aluno:
- Você não enxerga nada?
- Nada, nadinha...
- E vai dar aula pra gente no ano que vem?
- Pode ser. Por quê?
- Vixe! Já pensou se você entrar na sala e todos nós sairmos de mansinho?
- Eu não enxergo um palmo à frente do nariz.Aliás, nem o nariz eu enxergo. Mas sei dar aula direitinho!
Com esse mesmo bom humor, o professor Georges e apresentou no ano passado às 12 turmas da EE Francisco de Paula Antunes, em Brasília de Minas, a 450 quilômetros de Belo Horizonte. Ele perdeu a visão do olho direito aos 6 anos, ao cair de um cavalo. Aos 12, a retina esquerda também o deixou na mão. Desanimado, parou de estudar. O garoto voltou à escola só aos 19 anos, quando fez supletivo e aprendeu braile. Seu sonho era fazer Processamento de Dados. "Queria usar softwaresque obedecessem a comandos de voz." Aprovado na seleção, não pôde fazer o curso, pois a escola técnica não estava preparada para receber cegos. Que decepção! No Ensino Médio, conheceu um professor de História que, para driblar a gagueira, entrava na sala declamando a matéria. "Essa estratégia fantástica me fez pensar em lecionar." Um outro professor, de Física, sugeriu que ele gravasse as aulas. Um santo conselho. Hoje seu acervo tem mais de 350 fitas, incluídas as da faculdade. Passar no vestibular da Universidade Estadual de Montes Claros foi moleza. "Só percebemos que George era cego no quinto dia de aula", lembra Leandro Mendes, colega de graduação e de profissão. Professor conservador, em sua própria avaliação, George, 33 anos, decora o conteúdo por tópicos depois de ouvi-los nas fitas. Em classe, dita para uma aluna, que passa tudo no quadro - para onde ele aponta durante as explicações, como se estivesse destacando alguma informação. Só nos dias de prova Leandro vem ajudá-lo. "É para ver se ninguém está colando."

Quando não há limites para a inclusão

O POVO


Em dia de animação, projeto lembra a população da importância de acabar com o preconceito contra deficientes




Emmanuel Macêdo


Palhaços, palestras, oficinas e até música ao vivo. Um cenário perfeito para chamar a atenção de quem passava pela praça Luíza Távora, na avenida Santos Dumont, na tarde de ontem. Mas o que os organizadores realmente queriam mostrar - e combater - com o Festival Regional de Arte e Cultura para Pessoas com Deficiência é a existência do preconceito com esse tipo de público.

O tema do evento que contou, nesta quarta-feira, com a participação de instituições que atendem pessoas com deficiência na região metropolitana, é “A deficiência não é um problema. Seu preconceito, sim”. As festividades têm continuidade hoje, a partir das 16h30min, com as instituições da Capital. Ao todo, oito festivais estão programados para acontecer até novembro de 2009. Acopiara e Tauá já foram palco de apresentações artísticas e exposições gastronômicas e artesanais com o mesmo intuito.

David Valente, músico que toca teclado com os pés, não deixou ninguém parado em um cenário de muita alegria e descontração.

O evento é uma realização do Governo do Estado o Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e do Gabinete da primeira-dama do Estado e executado pela Associação para o Desenvolvimento dos Municípios do Estado do Ceará (APDMCE), que visa a inclusão social de crianças, jovens e adultos deficientes. Os festivais fazem parte do programa Ceará Acessível.

Célia Costa Lima, presidente da APDMCE, fala da importância do projeto para os deficientes. “É um projeto de inclusão. Os deficientes têm sua contribuição a dar e é isso que queremos mostrar”, enfatiza.

Opinião concordante com a de Iracema Pinho, presidente da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) do Eusébio. “A inclusão para eles é importante principalmente para mostrar a muitos que ainda têm preconceito que eles são capazes de realizar tarefas que muitos não imaginam", diz.

A capacidade de realizar tarefas é uma grande conquista, bem clara no sorriso de dona Luzia Pereira, mãe de uma aluna excepcional. Ela conta que todas as atividades do projeto servem de estímulo e alegria para seguir a vida. “Visitei ela em uma oficina de balé e achei maravilhoso”, conta.


Voltar a sonhar


A dor que a professora Carla Costa Kind da Silva sentiu nas costas numa noite de1994 foi tão intensa que ela desmaiou. Quando acordou, no centro de tratamento intensivo de um hospital do Rio de Janeiro, ela não mexia nem o pescoço. Segundo os médicos, uma inflamação na medula tinha deixado Carla paralisada para sempre. "Senti que era o fim de meus sonhos." Aos 23 anos, Carla estava noiva havia três meses, tinha mais um ano para se formar em Ciências Sociais e planejava fazer mestrado... Sem perspectiva de melhora, ela propôs o fim do noivado, mas o bombeiro Sérgio Sousa da Silva não quis nem ouvir seus argumentos e tomou uma decisão radical. Mudou-se para a casa dela e começou a estudar acupuntura, shiatsu, ioga, fitoterapia e fisioterapia para ajudá-la no tratamento. Tão misteriosa quanto o aparecimento da doença tem sido sua recuperação. Contra todas as previsões, em seis meses ela movimentava os braços e hoje consegue ficar em pé sobre uma das pernas. Aceitar as limitações não foi fácil. No início, ela não queria sair de casa por vergonha da cadeira de rodas, mas a família decidiu "arrastá-la". Sábia decisão. Dali em diante, sua postura mudou. Carla retomou os estudos e lutou para voltar a lecionar. Há seis anos, casou-se com Sérgio - de véu e grinalda - e teve o prazer de entrar na igreja andando, amparada pelos pais. Há dois anos, deu à luz André Luiz, deixando muita gente espantada. Assim como cuida do filho, Carla dá conta da turma de Educação Infantil do CIEP Yuri Gagarin, onde nem tudo está adaptado à sua condição. A rampa de entrada é íngreme e perigosa, mas na sala há espaço para circular com a cadeira de rodas. Hoje, aos 35 anos, ela faz valer seus direitos, exerce com prazer a profissão que escolheu e encara a vida com alegria.






Colaboração: Jenniffer Rossetto